segunda-feira, 7 de maio de 2007

Editorial

Entrámos no mês de Maio. A primavera já chegou, é tempo de recomeço da vida, costuma-se dizer. Na natureza tudo renasce e nasce. Pelo país fora multiplicam-se festas populares. Ontem Alberto João ganhou as eleições no jardim da Madeira... surpresa!!! Não fosse ele e os seus deputados os Patrões da esmagadora maioria da população. Em França venceu o candidato da direita, nada de bom. Mas avanços também se dão, Hugo Chávez, anunciou um conjunto de medidas na continuação da chamada Revolução Bolivariana, aumentos significativos para os trabalhadores e nova fase na nacionalização do petróleo.
Mas, Maio, é tempo de balanços também.
Realiza-se mais uma edição do Super Bock, Super Rock tirando a propaganda a uma marca de uma empresa do sr. Pires de Lima que respeita pouco os seus trabalhadores valerá certamente a pena por alguns dos concertos.
Maio é o último mês antes do inicio de três meses em que parte dos portugueses irão de férias aos poucos. Parte porque nem todos terão esse direito, para alguns (muitos) as férias servirão para ficarem fechados em casa a multiplicar as amarguras do resto do ano e o dinheiro do subsídio (para os que o têm, já que muitos dos milhares de precários nem a isso têm direito) servirá apenas para reduzir as dívidas.
Maio começou com enormes manifestações do dia do trabalhador e terminará com uma Greve Geral, há quem diga que esta não se justifica... Fica a pergunta o que se faz quando os salários pouco aumentam, os preços aumentam brutalmente, os grupos económicos tem lucros de milhões e milhões o Governo aprova uma lei das praças de Jorna (mais conhecida por trabalho temporário), prepara-se para aprovar o despedimento sem justa causa conhecido pelo pomposo termo de "Flexisegurança"... o que se faz perante isto tudo? certamente que quem diz que não se justifica uma Greve acha que perante isto se devia assobiar. Mas assobiem eles.
Quanto à Taberna, que atingiu este mês as duas mil visitas, comemorou e reivindicou o 1º de Maio e celebra agora o 82º aniversário de Luiz Pacheco. Força!

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo excelente blog. Nas tabernas também se faz resistência :-)

Abraço

André Ferreira disse...

"Flexigurança"...
Começou na Dinamarca pela mão do governo do antigo primeiro ministro Rasmussen, que disse no passado Novembro (http://visao.clix.pt/default.asp?CpContentId=332203) à revista Visão: «Quando estudo os projectos de José Sócrates, posso garantir que estão em linha com a minha própria experiência».
Defende que é um misto reformatório, flexibilidade + nova segurança social = flexigurança.
Só quero ver se em Portugal também vai ser um "misto" ou se a balança vai pender mais para um lado... Mas será que este "misto" se adapta ao nosso sistema?