segunda-feira, 7 de maio de 2007

Parabéns Pacheco!

Luís José Gomes Machado Guerreiro Pacheco, nasceu a 7 de Maio de 1925 em Lisboa. Escritor, editor, polemista, etc., certamente que foi tudo aquilo que queria ser, disse tudo o que tinha para dizer. E ainda diz, felizmente. A Taberna dá os parabéns a Luiz Pacheco com um pequeno filme que assinala o início de uma semana que lhe será dedicada. Parabéns Pacheco!

Fontes:
Entrevista de Miriam Assor / Correio Domingo 2007-04-08
Entrevista de Pedro Dias de Almeida / VISÃO nº 652 1 Set. 2005
Filme de António José de Almeida / Luiz Pacheco, Mais um Dia de Noite
Música de Astor Piazzola / Adios Nonino, do albúm com o mesmo nome

6 comentários:

Anónimo disse...

Bonito. Gostei. Gostei especialmente que alguém se tenha lembrado do Luis Pacheco. Parabéns ao Pacheco e parabéns à Taberna da Resistência.

Vasco Ventura disse...

um surrealista um partidário da sua vida.

Anónimo disse...

Já agora, deixem-me dizer-vos amigos taberneiros: o Luis Pacheco, para além de tudo o que aqui se disse, é comunista, militante do PCP (e com cotas em dia). Para que se saiba.

André Ferreira disse...

«Ainda estou inscrito no PCP, tenho as quotas em dia» disse Luiz Pacheco à Visão em 2005. Na realidade não posso confirmar que o "camarada" tenha as cotas pagas tanto nessa altura como agora. Não tenho acesso a dados nem o conheço pessoalmente. Mas sim, é possível que estejam em dia.
Mas penso que o Pacheco tem e deve ser reconhecido acima de tudo por dizer aquilo que quer dizer, e ter feito aquilo que lhe apeteceu. Pela sua obra e que por além de lutar e resistir por todas as razões que conhecemos, reconhecer que há primeiro que tudo isso sentimentos que ligam as pessoas umas às outras, sentimentos muito fortes como a amizade. E depois sim, «à cabeceira, o jornal ‘Avante’» como companhia para Pacheco. Porque um resistente precisa de amizade, de companheirismo, de camaradagem, para continuar a sua luta diária, pois o verdadeiro resistente sabe que sozinho, isolado, não chegará a lado algum.

Adega disse...

Fabuloso o teu vídeo. Tomei a liberdade de o colocar no meu blog porque leio, e gosto,do Pacheco. Parabéns pela sensibilidade mas, caso o Pacheco o visse diria (?) que é uma lamechice do piorio (na melhor das hipóteses e em dia bom)...;)

André Ferreira disse...

«Lamechice do piorio»? Isso vindo do Pacheco era um elogio! Mas tens toda a razão, ele veria o vídeo e diria «vão à merda» ou então «puta que os pariu». O Pacheco era assim, mas é isso que eu gosto nele. Diz o que pensa e faz o que quer, ou fez enquanto podia.